quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mini Objetos do Meu Mundo #5 - Micro Afinadores

Como eu disse no post passado, ser músico não é fácil. Uma classe menosprezada e mal paga em diversas situações. O que torna-se contraditório, pois ao ser músico, tem-se que gastar uma boa grana com a manutenção de seus instrumentos. É quase como ter um carro. Você anda com ele pra lá e pra cá, dá uns solavancos, umas batidas, as vezes uns arranhões e uns tapas, força demais e quando você vê... POW! Lá se vai alguma coisa! Eu já falei sobre como as cordas arrebentam e é necessário trocá-las de tempo em tempos no meu post sobre Cordas Novas. Mas hoje vou falar sobre os micro afinadores.

Todos já devem ter visto um instrumento de corda, e perceberam que eles tem algo em comum (além das cordas), que são as tarrachas. Aquelas pecinhas que ficam no topo do instrumento, que você gira e elas apertam ou afrouxam as cordas, para que possamos afiná-las.


Entretanto, uma coisa que os instrumentos clássicos tem de diferente dos populares (como violão e guitarra) são os micro afinadores. Eles tem essas peças pois a tensão das cordas de um violino ou violoncelo é bem grande, e um leve giro nas cravelhas (as tarrachas) muda bastante a afinação. Então quando a afinação está bem próxima da desejada, nós utilizamos os micro afinadores para ajustá-la mais precisamente.

Já fazia um tempo que um dos micro afinadores do meu violino não estava muito bom. O parafuso dele havia soltado, e depois de uns ajustes eu consegui deixá-lo firme. Porem um dia desses ele soltou de novo. Fiz minhas bruxarias pra tentar arrumar, mas quanto fui tocar, o micro afinador foi pro saco de vez, quebrou.


E como eu não sei quando vou conseguir comprar um novo, e preciso dar minhas aulas, praticar, etc e tal. Fiz uma bela duma gambiarra. Utilizei um pedaço do micro afinador que segurava a pecinha que quebrou, e encaixei a corda ali. Mas agora tenho que afinar a corda apenas pela cravelha, o que dá um pouco de trabalho, porém como se trata de corda mais grave, que segura bem a afinação, não é um grande problema.

Você toca algum instrumento, já teve que consertá-lo muitas vezes ou fez alguma gambiarra? Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário