segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mini Objetos do Meu Mundo #6 - Dados de RPG

Pra começar, eu sei que os dados não são só de RPG, o título mais "correto" seria "Dados Poliédricos" ou algo assim, mas f*da-se! A minha intenção neste post é mostrar os meus dados no contexto do RPG, mas para os outros jogos não ficarem #bolados, vou deixar claro que os dados também marcaram minha vida em Jogo da Vida, Detetive, Banco Imobiliário etc... Mas eu nunca comprei dois sets de dados somente para esses jogos! Hahahaha.


Eu já fiz um post sobre como comprar mais barato. Uma das opções é comprar pela internet. Ainda mais quando não se tem onde comprar em alguma loja por perto, que é o caso desse fim de mundo que eu vivo. Aqui não tem nenhuma loja de RPG, e é bem raro achar um livro de RPG nas livrarias aqui da região. O negócio foi comprar no site da Loja Jambô, a mesma editora do meu amado 3D&T!

Aproveitei e comprei mais umas miniaturas, que eu vou mostrar em um post futuro. Pois bem, os dados de rpg. Eles sempre foram um "problema" para mim e meus amigos. Anos atrás, quando conhecemos o rpg nós íamos jogar um sistema chamado Arkanun, mas, e os dados, cadê? Pois é. Depois baixei alguns sistemas, mas todos precisavam de dados muito doidos que eu não encontrava em lugar nenhum.

Foi então que, através de um professor que jogava RPG que eu descobri o 3D&T, da editora Jambô. Um sistema que precisava apenas de dados de 6 faces, com uma ficha e regras super simples. A partir daí foi um bom tempo jogando apenas 3D&T, com as fichas feitas em segundos, numa folha de caderno, e com as regras na cabeça, de tão fácil! Muito obrigado 3D&T.

*-* Seu lindo *-*



Jogamos também, anos depois o RPG do Game of Thrones, que também necessita apenas de dados d6, mas não durou muito, principalmente porque eu, que era o mestre, não conheço muito de GoT. Mas fazer o que né, eu quase sempre sou o mestre, e adoro esse papel. Também tem um sistema que conheci recentemente que é o +2d6, que utiliza só d6 também.

Depois de alguns anos jogando apenas 3D&T (e três sessões de GoT) eu senti vontade de mudar. Eu havia passado esses anos todos namorando diversos livros de RPG pela tela do computador (ou o meu Arkanun que eu tenho aqui e nunca joguei). Então comprei uns dados pela internet e convidei meus jogadores. Ele toparam é claro!

Resumindo o que os dados de RPG representam para mim... Eles representam a aleatoriedade da vida. Aquele "acerto crítico" na prova, ou na cabeça do ORC. Aquele urro de dor quando se bate a quina do minguinho na porta ao tirar um no dado. Na vida, nem tudo é habilidade e atributo, a sorte e fatos aleatórios contam muito, e os dados servem para nos mostrar isso.

Muito obrigado por ter lido este post! Por favor, deixe seu comentário aqui em baixo e não esqueça de dar um like na page do Bloqueio Nerd, outro blog de qual eu faço parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário